Relatório de Sustentabilidade 2019

Relatório de Sustentabilidade 2019

ODS

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são fruto de decisões tomadas em 2015 pela Organização das Nações Unidas, em conjunto com governos, sociedade civil e outros parceiros globais para determinar ações globais, tendo em vista a promoção da prosperidade e do bem-estar, a proteção do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas. Os ODS se baseiam nos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), estabelecidos em 2000 e cujo enfoque era o combate à pobreza. A nova agenda global dos ODS incorpora os objetivos estabelecidos pelos ODM e expande as metas, em prol do desenvolvimento sustentável. Ao todo, foram estabelecidos 17 objetivos e 169 metas, tendo em vista seu atingimento até 2030.

A MRS entende que a participação do setor empresarial é essencial para o atingimento da Agenda 2030. Os ODS contribuem para reforçar a necessidade de as empresas estarem integradas aos objetivos de toda a sociedade, reforçando a importância de mapearem e gerenciarem melhor seus riscos, criarem novas soluções com menores impactos e garantirem cadeias de suprimento sustentáveis. Nesse sentido, a responsabilidade corporativa aumenta, tendo em vista a constante busca pela criação de valor a longo prazo, sustentabilidade dos negócios e processos inovadores.

Tendo em vista o processo de materialidade conduzido pela MRS (clique aqui para saber mais), foram correlacionados os ODS diretamente relacionados aos temas considerados materiais e às iniciativas e ações conduzidas pela companhia. A materialidade tem relação direta com dez objetivos e 14 metas da Agenda 2030.

Meta:
3.9 Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada ao tema material: saúde e segurança ocupacional. Para as questões relacionadas com saúde e segurança no trabalho, 100% dos funcionários da MRS estão cobertos por comitês formais de saúde e segurança. Veja como abordamos esse tema em Resultados de segurança no trabalho.

Meta:
6.3
Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada a dois temas materiais da MRS: (I) água e (II) efluentes e resíduos. A MRS vem aprimorando a gestão interna de recursos hídricos, controlando as captações das suas fontes hídricas e realizando a gestão adequada dos efluentes industriais e domésticos produzidos. Veja como abordamos esses temas na seção Sistema de gestão ambiental.

Meta:
7.3
Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada ao tema material da MRS: gestão de energia. O consumo de energia da companhia decorre da operação ferroviária e das unidades de apoio ao desenvolvimento das atividades da ferrovia. Veja como a companhia faz a gestão da energia e conheça as fontes de energia consumidas na seção Gestão ambiental.

Meta:
8.2
Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra.
8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada ao tema material: saúde e segurança ocupacional. A MRS possui um modelo de gestão de segurança, pautado na ISO 45001, e conta com práticas, que consistem na identificação, avaliação e controle dos riscos inerentes às atividades de seus colaboradores, buscando reduzir desvios, incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. Veja como abordamos esse tema em Gestão da saúde e segurança.

Meta:
9.1
Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada ao tema material: desempenho nos negócios. A MRS prioriza as iniciativas de investimentos essenciais à manutenção da produção e sustentabilidade do negócio. Conheça os investimentos realizados pela companhia na seção Desempenho financeiro.

Meta:
11.6 Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada ao tema material: relacionamento com comunidade e governo. O SGA (Sistema de Gestão Ambiental) mantido pela MRS permite a adoção das melhores práticas para a gestão dos programas ambientais executados pela empresa, o controle dos riscos ambientais e a otimização dos custos operacionais. Veja mais sobre esse tema na seção Gestão ambiental.

Meta:
13.2 Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais.
13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada a dois temas materiais da MRS: (I) emissões e (II) gestão de terceiros. A MRS contribui para a conscientização de seus stakeholders, por meio de ações e soluções, como a calculadora que quantifica e compara as emissões de gás carbônico do intermodal (rodoviário e ferroviário) e do modal rodoviário. Veja mais sobre as ações mantidas pela companhia em Emissões.

Meta:
15.2
Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada ao tema material: biodiversidade. A malha ferroviária da MRS está presente na Mata Atlântica e no Cerrado, importantes biomas brasileiros. Dessa forma, a companhia dispõe de programas de gerenciamento ambiental que visam à mitigação e à compensação dos impactos causados à flora e fauna. Veja as iniciativas tomadas em Biodiversidade.

Meta:
16.5
Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas.
16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada ao tema material: ética. A MRS mantém o Programa de Integridade, que contempla políticas de conduta e normas anticorrupção a serem seguidas por todos os colaboradores em suas práticas cotidianas e nos relacionamentos com stakeholders. Veja as iniciativas tomadas pela companhia em Controles internos e conformidade.

Meta:
17.1
Fortalecer a mobilização de recursos internos, inclusive por meio do apoio internacional aos países em desenvolvimento, para melhorar a capacidade nacional para arrecadação de impostos e outras receitas.
17.7 Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países em desenvolvimento, em condições favoráveis, inclusive em condições concessionais e preferenciais, conforme mutuamente acordado.

Abordagem MRS:
Essa meta está relacionada ao tema material: relacionamento com comunidade e governo. A MRS mantém atuação positiva e constante com todos os municípios por onde a sua malha ferroviária passa, além de áreas dedicadas para relacionamento com comunidades. Veja mais na seção Relações institucionais.