Relacionamento com a sociedade

Relacionamento com a sociedade

Sociedade

GRI 413-1

Para a MRS, Responsabilidade Social se traduz no compromisso de realizar suas atividades através de um comportamento ético e transparente, que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. As Políticas, os Programas e as Ações da MRS com foco em seus stakeholders externos, dentre os quais destacamos as comunidades localizadas no entorno da ferrovia, realizadas em todas as regiões de abrangência da empresa, reforçam a responsabilidade com relação aos impactos de suas decisões e atividades para as suas partes interessadas. Adicionalmente, a empresa mantém acordos e parcerias com Prefeituras Municipais que visam melhorar as condições de segurança para as comunidades lindeiras, mitigar impactos da operação ferroviária e implantar ações significativas para melhoria da qualidade ambiental e social das áreas entorno da malha ferroviária.

Em consonância com tais valores, a MRS realiza, de forma contínua, ações de relacionamento junto às comunidades e representantes da Administração Pública local, com o objetivo de promover maior aproximação junto aos seus públicos de interesse e entendimento sobre as suas necessidades. O processo de relacionamento implantado na MRS Logística desde 2012, denominado “Metodologia de Diálogo”, visa, sobretudo, integrar as iniciativas e ferramentas de forma que as questões mais importantes para as comunidades sejam devidamente avaliadas e tratadas de maneira a garantir uma convivência respeitosa e a sustentabilidade do negócio. Só em 2019, foram realizados 68 Comitês de Diálogos, que são encontros junto a estes representantes para tratar de demandas específicas e 5 eventos “Espaço Aberto”, com a participação total de 180 lideranças de 18 municípios.

Com o objetivo de potencializar a capacidade de realizar ações em prol das comunidades, em 2019, foram contabilizadas 10 parcerias formais junto às Prefeituras Municipais do estado de Minas Gerais, 5 no estado de São Paulo e 9 no estado do Rio Janeiro, possibilitando a requalificação de espaços ao redor da ferrovia. Dentre as ações, destacamos a criação de novas áreas de lazer, praças e hortas comunitárias, instalação de pontos de iluminação em vias públicas, revitalização de muros de vedação, além de várias outras iniciativas para ampliar os níveis de segurança e da qualidade do ambiente compartilhado. As ações para prevenção de acidentes, realizadas tanto no âmbito estrutural, quanto para a sensibilização de riscos, com foco no bem estar e segurança da comunidade, englobam a construção de caminhos seguros, revitalização de passagens, regularização de acessos e atuação direta das equipes em campanhas realizadas em instituições de ensino e em parceria junto aos projetos socioculturais e esportivos patrocinados pela companhia. Estima-se que, nos três estados, tais iniciativas atingiram, no mínimo, 34.000 pessoas de 34 municípios, no ano de 2019.

Outra importante frente de atuação para sensibilização das comunidades é o PEA (Programa de Educação Ambiental), que, em 2019, atingiu 2.800 pessoas em mobilizações realizadas em 13 municípios: Barra do Piraí (RJ), Barra Mansa (RJ), Belo Horizonte (MG), Congonhas (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Itaguaí (RJ), Jeceaba (MG), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (MG), Pinheiral (RJ), Santos (SP), Suzano (SP) e Três Rios (RJ). Entre as ações realizadas pelo PEA no ano, a “Carta ao Motorista” se destacou por promover sensibilização da comunidade lindeira à malha ferroviária, por meio de cartas com mensagens de segurança, escritas e desenhadas por crianças do ensino fundamental.

Além das iniciativas citadas, cabe ressaltar que a MRS investe em projetos Sociais, Culturais e Esportivos, incentivados pelas Leis Federais, e que são realizados nas comunidades às margens da ferrovia, respeitando diretrizes formalizadas junto à Diretoria e requisitos legais aplicáveis. Em 2019, o repasse total de recursos alcançou o somatório de R$ 8,9 milhões, abrangendo 22 projetos e 28 Conselhos Municipais dos Direitos dos Idosos e das Crianças e Adolescentes. Como resultado da política de valorização do Patrimônio Histórico Ferroviário, destacamos a entrega do restauro do Relógio da Vila de Paranapiacaba e a conclusão do projeto Executivo para restauro das Estações de Barra do Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin. Por meio das leis PRONON e PRONAS, realizamos contribuições para o tratamento oncológico e assistência às pessoas com deficiência para 5 projetos incentivados.

MRS mantém canal para relacionamento com comunidades

Com o objetivo de estabelecer o constante diálogo junto às comunidades de interface, a MRS mantém canais de comunicação para esclarecimento de dúvidas, registro de demandas e formalização de reclamações. Desde 2012, a gestão das reclamações e demandas é realizada de forma sistêmica, com foco no entendimento das necessidades e na busca por soluções compartilhadas que atendam ao interesse de todas as partes.

A MRS assume o compromisso de responder a 100% das demandas ou reclamações registradas, conduzindo a análise e tratamento em quatro etapas:

  1. Canais de relacionamento
    As reclamações ou demandas são recebidas e registradas por meio do contato direto pelo telefone 0800-9793-636, através do “Fale Conosco” da página da MRS na internet ou por meio de documentos formais, como ofícios de Órgãos da Administração Pública e do Legislativo (Câmara de Vereadores).
  2. Análise
    As reclamações ou demandas são analisadas regionalmente e direcionadas para as áreas responsáveis dentro da MRS.
  3. Atuação
    A área técnica responsável é acionada com o objetivo de avaliar a melhor forma de atendimento ou propor medidas de mitigação.
  4. Resposta
    A MRS responde a todas as demandas e reclamações, por meio de contato telefônico, e-mail ou carta formal aos solicitantes.

MRS promove a revitalização de 16 áreas ao longo da ferrovia

  • 16 áreas revitalizadas
  • 13 municípios
  • 3.200 pessoas beneficiadas

Como resultado das parcerias junto às Prefeituras Municipais, em 2019, a MRS revitalizou 16 áreas no entorno da ferrovia, visando à melhoria da qualidade ambiental e a requalificação de locais utilizados para descarte irregular de resíduos pelas comunidades, beneficiando, aproximadamente, 3.200 pessoas.

Tais iniciativas contaram com a participação das Prefeituras Municipais, principalmente, na disponibilização da mão de obra para a execução dos serviços, o que não só amplia a capacidade de abrangência das ações, como também proporciona um sentimento de pertencimento, já que todos os espaços foram entregues para as Prefeituras e comunidades.

As decisões sobre a utilização do espaço, os equipamentos e as ações de paisagismos foram compartilhadas junto às partes interessadas, de forma a garantir que áreas fossem requalificadas conforme a necessidade e as peculiaridades de cada comunidade.

Entre as ações, destacamos: a implantação da Horta Comunitária de Benfica (Juiz de Fora – MG), a reforma da Área de Lazer e a Construção da Quadra para a comunidade de Prainha (Guarujá – SP) e a construção de duas novas Áreas de Lazer no município de Engenheiro Paulo de Frontin – RJ.