Relacionamento com a sociedade

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Gestão de colaboradores

GRI 102-7, 102-8, 102-41

A MRS encerrou 2019 com 5.803 colaboradores em seu quadro de profissionais, sendo 89% homens e 11% mulheres.

Além de uma remuneração compatível com o mercado, a MRS mantém uma política de benefícios que transcendem aos estipulados pela legislação. O pacote de benefícios inclui itens como plano de saúde, plano odontológico, vale-alimentação/refeição, cesta de Natal, previdência privada (MRSPrev), convênio com academias (Gympass), auxílio-materno infantil, complemento de salário do INSS (complementação do salário-base do colaborador durante os 12 primeiros meses de afastamento por auxílio-doença, caso o benefício do INSS seja inferior ao salário-base), seguro de vida e empréstimo de férias (adiantamento salarial proporcional ao salário dos dias de férias). A MRS estabelece convênios com escolas de idiomas, academias, farmácias, entre outros estabelecimentos, visando conceder descontos na aquisição de produtos e serviços adquiridos por seus colaboradores.

Divisão de colaboradores por gênero

Divisão dos colaboradores por faixa etária

Total de colaboradores próprios por categoria funcional

A MRS tem uma cultura consolidada de gestão de clima organizacional e os colaboradores têm a oportunidade de se expressar com liberdade sobre os fatores que impactam diretamente o seu ambiente de trabalho. Por meio da Pesquisa de Clima Organizacional, realizada anualmente e de forma anônima, são avaliados quatro fatores: Aprendizagem e Desenvolvimento, Liderança, Identidade e Satisfação/Motivação. A tabulação dos questionários aplicados é realizada por uma consultoria externa, que utiliza leitura ótica para a apuração, garantindo completa isenção no processo. A adesão no último ciclo foi de 88% dos colaboradores.

Os resultados são disponibilizados através do Sistema de Pesquisa de Clima e Portal RH, sob forma de relatórios de clima global da empresa e setorial (equipes que possuem número igual ou superior a oito colaboradores). As estratificações em macroclima e microclima setoriais permitem mais assertividade na análise e, consequentemente, ações mais focadas.

Com base nos resultados da Pesquisa de Clima, são elaborados e acompanhados os planos de ação de clima das áreas. Também são formados Grupos de Clima que se reúnem mensalmente, compostos pelo gerente de cada área, colaboradores representantes escolhidos pelos colegas e um representante da área de Recursos Humanos.

A percepção do clima na MRS tem apresentado evolução anual. No último ciclo, o índice de favorabilidade foi de 82,90%, aumento de 0,93 ponto percentual na comparação com o ano anterior, destacando-se questões relacionadas ao grau de identificação com a empresa e ao estilo de liderança e gestão.

A companhia mantém contato constante com seus colaboradores e, por meio de um completo mix de canais digitais, transmite conteúdos relevantes e estratégicos que contribuem para o trabalho de cada profissional. O contato é feito através de comunicados por e-mail, newsletters, e-mails marketing, redes sociais, listas de WhatsApp e pela MRSTV – com transmissão tanto via YouTube quanto pela TV corporativa interna. As informações englobam conteúdos gerais sobre ferrovia e benefícios oferecidos aos colaboradores, além de dados mais aprofundados para entendimento do negócio. Entre os temas abordados estão novos clientes, cargas e fluxos de transporte, balanços financeiros e análises de resultados, plano de saúde e convênios, orientações sobre segurança, incentivo à educação e construção de carreira na MRS.

Mamãe MRS e auxílio-materno infantil apoia colaboradoras da companhia

Para apoiar as colaboradoras gestantes ou parceiros de esposas gestantes, a MRS promove encontros semestrais com profissionais capacitados e atuantes na área de obstetrícia, abordando temas como amamentação, vacinação de bebês e puericultura.

Além disso, é concedido um auxílio-materno infantil até que as crianças completem sete anos. O benefício é concedido às colaboradoras e aos colaboradores que tenham a guarda da criança ou cujas parceiras sejam inválidas. O valor é definido em Acordo Coletivo de Trabalho.

Programa de Aprendizes, Estágio, Trainee

A MRS manteve em seu quadro cerca de 200 aprendizes em 2019, nas áreas de operação e manutenção. A companhia também possui um programa voltado para estagiários dos níveis técnico e superior, buscando contribuir para a sua formação acadêmica, o desenvolvimento de habilidades e de características profissionais importantes para toda a sua carreira, além de formar profissionais qualificados para futuras posições na Companhia. Como desafio, os estagiários desenvolvem um projeto buscando melhorias em processos e soluções inovadoras, com o apoio de seus gestores e de especialistas da MRS.

O Programa de Trainee seleciona, entre os estagiários e assistentes, potenciais profissionais para ocupar futuras posições estratégicas na MRS. Os trainees passam por uma trilha de desenvolvimento que contempla treinamentos técnicos e comportamentais. Os participantes do programa contam com o apoio de um profissional de coaching¸ que os orienta sobre diversos temas relacionados à carreira. Por meio da prática de job rotation, os trainees conhecem melhor o funcionamento da MRS e passam a ter uma visão mais holística de todo o negócio, entendendo a dinâmica não só de suas respectivas áreas como também de áreas correlatas.

Operador Ferroviário

Buscando criar oportunidades para a população local, a MRS realiza, em parceria com o SENAI, o Programa de Operador Ferroviário, que promove capacitações específicas para pessoas que tenham interesse em ingressar na carreira ferroviária, especialmente nos cargos de maquinista e manobrador. Em 2019, foram formados 147 profissionais, dos quais 67% já foram efetivados pela MRS, ocupando 99% das vagas abertas para esses cargos.

Avaliação de desempenho

A companhia realiza anualmente uma avaliação de desempenho, dividida em duas etapas. O ciclo inicia com a autoavaliação, seguida da avaliação do gestor imediato. O RH promove um comitê de calibração buscando consenso entre as competências avaliadas de forma imparcial. É o momento em que são traçadas algumas ações de desenvolvimento, identificação de talentos e sustentação do planejamento estratégico de recursos humanos, suportando a companhia a longo prazo. Em 2019, o índice de crescimento interno foi de 86%, o que reflete a valorização dos talentos internos na organização.

Programa de Liderança

Programa focado no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para o exercício da liderança. Proporciona um conhecimento amplo sobre a dinâmica do negócio da MRS, contribuindo para que o profissional esteja alinhado às estratégias da companhia. O Programa de Formação da Liderança é realizado desde 2017, em parceria com a FIA Business School. Ao todo, já foram formados 77 coordenadores, 36 gerentes e 10 gerentes gerais.

Treinamento e desenvolvimento

A Academia MRS é a responsável por fazer a gestão dos treinamentos na MRS e disponibiliza cursos para formação, qualificação e aperfeiçoamento dos colaboradores. O pré-requisito para a participação nos cursos da Academia MRS é a conclusão da capacitação sobre o Programa de Integridade (clique aqui para saber mais), disponível na plataforma on-line. Os demais treinamentos ministrados são de conteúdo técnico e comportamental, além de contemplarem normas reguladoras e políticas organizacionais. Os cursos são ministrados de forma presencial, a distância ou em posto de trabalho. Atualmente, existem mais de 500 trilhas de desenvolvimentos mapeadas, para quase 300 posições.

A Academia MRS mantém 54 treinamentos destinados às Normas Regulamentadoras (NRs) e Diretrizes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Em 2019, 78% colaboradores realizaram um ou mais cursos relacionados ao tema, totalizando 9.215 ações de desenvolvimento.

Ao todo, em 2019, foram realizadas 983 turmas e oferecidas mais de 191 mil horas de treinamentos (média de 35,3 horas/colaborador), contemplando 97% dos colaboradores.

Além dos treinamentos internos, a companhia custeia parte da mensalidade de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e idiomas. Em 2019, 332 colaboradores se formaram ou deram continuidade aos seus estudos por meio desse benefício. A MRS também mantém parcerias com instituições como o Instituto Militar de Engenharia (IME), onde 20 profissionais se especializaram em transporte ferroviário.

Saúde e bem-estar

A MRS se preocupa com seus colaboradores e mantém ações de promoção à saúde, ao bem-estar físico e emocional e à prevenção de doenças. Muitas iniciativas são voltadas não só para os colaboradores como também para seus dependentes. A campanha de vacinação contra H1N1, por exemplo, atendeu 5.190 pessoas, entre colaboradores e seus dependentes legais.

Todos os colaboradores da MRS, independentemente do risco ocupacional ou da idade, são avaliados anualmente por exames ocupacionais periódicos. Em 2019, a companhia levou a vários pontos distantes dos grandes centros de saúde, uma equipe móvel para realização de exames ocupacionais. Da mesma forma, 100% dos colaboradores em contato com ruídos são permanentemente acompanhados por uma equipe de médicos e fonoaudiólogos, que orienta e trata eventuais danos da capacidade auditiva.

A realização de exames clínicos contribui para o estabelecimento do “Perfil Saúde”, que mapeia colaboradores propensos a desenvolver doenças cardiovasculares e/ou diabetes. Com apoio de uma equipe formada por médicos, nutricionistas, educadores físicos e enfermeiros, foi realizada uma sensibilização para que esses profissionais adotassem hábitos e estilos de vida mais saudáveis. Atuando na prevenção e conscientização, a companhia também mantém o Programa de Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e outras Drogas.

Para incentivar a manutenção de hábitos saudáveis e a prática de esportes, há 16 anos, é realizada a Copa MRS de Futebol, campeonato interno. Em 2019, foram montados 36 times, envolvendo 980 colaboradores diretos e indiretos.

Também foram realizadas 145 ações de campanhas de qualidade de vida, que englobaram palestras com equipes próprias de medicina e enfermagem, além de convidados especialistas. Nos eventos, foram abordadas questões como hábitos de alimentação saudáveis, dengue, sarampo, combate ao colesterol e à diabete.

O mês de agosto foi dedicado ao tema da qualidade de vida. Foram realizadas 23 esquetes teatrais e palestras, em diversas áreas operacionais, além da campanha interna de comunicação. Os colaboradores também foram engajados sobre as tradicionais campanhas mensais, como Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama), Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata) e Dezembro Vermelho (prevenção ao câncer de pele).