Governança Corporativa

Governança corporativa

Controles internos e conformidade

GRI 102-16, 205-1, 205-2, 205-3

A MRS mantém o Programa de Integridade, desde 2017, que contempla políticas de conduta e normas anticorrupção a serem seguidas por todos os colaboradores em suas práticas cotidianas e nos relacionamentos com stakeholders, tanto internos quanto externos. Todas as novas contratações tomam conhecimento sobre o Programa, que é apresentado no dia da integração. Além da palestra de apresentação, a MRS disponibiliza através da Academia MRS – clique aqui para saber mais – um treinamento on-line sobre o tema, que é pré-requisito para a participação em todos os demais cursos.

O Programa contempla os seguintes códigos, políticas e Cartilha:

  • Código de Conduta Ética: Atualizado em 2017, trata dos princípios que devem nortear a conduta dos colaboradores e de terceiros, além das consequências para eventuais violações.
  • Conduta Ética para Terceiros: Destaca os valores que os terceiros devem seguir, mantendo uma cultura ética.
  • Política de Relacionamento com Órgãos Públicos e Anticorrupção: Estabelece diretrizes e políticas gerais de conduta para o relacionamento da MRS e de seus colaboradores com órgãos e entidades públicas.
  • Política de Presentes e Brindes: Estabelece diretrizes gerais aos colaboradores da MRS em relação a presentes, brindes ou qualquer espécie de retribuição feita por/para fornecedores, clientes ou quaisquer terceiros.
  • Política de Patrocínios e Doações: Estabelece diretrizes e políticas sobre patrocínios e doações, para fins de orientação dos colaboradores da MRS, bem como de seus fornecedores, clientes e demais terceiros.
  • Política de Conflito de Interesses: Estabelece diretrizes para os colaboradores da MRS em relação a potenciais situações que configurem conflito de interesses.
  • Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde: Estabelece diretrizes sobre os padrões da MRS em relação aos cuidados com a Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (SMS).
  • Cartilha do Programa de Ética e Integridade da MRS: Guia objetivo aos colaboradores da MRS Logística na compreensão e aplicação das melhores práticas no relacionamento com terceiros, sobretudo agentes da administração pública, com pontos de especial atenção extraídos do Código de Conduta Ética e das Políticas de Conduta que compõem o Programa de Ética e Integridade da companhia.

A prática de Auditoria Interna da MRS foi recertificada, em 2018, pelo IIA (Institute of Internal Auditors), assegurando que a metodologia adotada para efetuar, desde o planejamento até a entrega dos resultados dos trabalhos de Auditoria Interna, seguem padrões internacionais. A certificação é válida por cinco anos.

Canal de Denúncias funciona como mecanismo de controle de risco

A companhia possui um canal de comunicação (Linha Direta com a Auditoria) por meio do qual são recebidas dúvidas e denúncias, que funciona como um mecanismo de controle das situações de risco à que a Companhia está exposta e de tratamento das condutas antiéticas ou ilícitas que eventualmente venham a ser praticadas.

A Linha Direta com a Auditoria fica disponível via telefone, internet e intranet. As denúncias podem ser enviadas de forma anônima, e a confidencialidade é garantida por política interna, como forma de proteção e confiabilidade do canal. A gestão do canal é feita pela Gerência Geral de Auditoria Interna de Gestão de Riscos.

Todas as denúncias são investigadas e, caso sejam procedentes, as medidas constantes no Código de Ética e Conduta e no Regulamento Disciplinar da MRS são tomadas. Em casos em que a Gerência Geral de Auditoria Interna e Gestão de Riscos entenda ter a necessidade da comunicação ao Comitê de Ética, uma convocação extraordinária é efetuada e o caso analisado.

Trimestralmente, a Gerência Geral de Auditoria Interna de Gestão de Riscos presta contas de todos as denúncias recebidas ao Comitê de Ética e ao Conselho de Administração da MRS.

Em 2019, foram recebidas 180 denúncias pertinentes ao canal, sendo 50 referentes a desvios éticos e 130 a reclamações ou descumprimentos. Das denúncias relativas a fraudes, 11 foram consideradas procedentes, gerando 11 demissões, 4 suspensões, uma advertência verbal e uma alteração de gestor. Entre as reclamações e descumprimentos, 51 foram considerados procedentes, acarretando 2 demissões e 49 regularizações de processos.

Linha Direta com a Auditoria
E-mail: linhadireta@mrs.com.br.
Site: www.mrs.com.br/linhadiretacomauditoria
Telefone: 0800-725-3999