A MRS

A MRS

Mensagem do Presidente

GRI 102-14

Com muito orgulho, damos um importante passo e tornamos público aos nossos stakeholders o compromisso da MRS com práticas e ações sustentáveis, por meio da divulgação da primeira edição do Relatório de Sustentabilidade, guiado pelas diretrizes da mundialmente reconhecida GRI (Global Reporting Initiative). Embora esta seja nossa primeira publicação do tipo, as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) que mantemos estão devidamente incorporadas em nossas operações e processos diários. Estamos entre as maiores ferrovias de carga do mundo e temos ciência do nosso papel, essencial para o transporte de insumos, voltados tanto para indústria e consumo internos quanto para exportação. Trabalhamos incansavelmente para melhorarmos, ainda mais, nossa eficiência, oferecermos um atendimento próximo aos nossos clientes, com respeito às comunidades, à flora e à fauna de cada um dos 107 municípios por onde nossas ferrovias passam e com a garantia de que nossos colaboradores estão trabalhando em segurança.

Em linha com nossa estratégia, o resultado do volume transportado em Carga Geral representou recorde anual em 2019, totalizando 59,4 milhões de toneladas, um crescimento de 6,9% em relação a 2018. Pela primeira vez em um ano, esse segmento atingiu o percentual de 40,4% de participação no mix transportado. O resultado demonstra a participação da MRS para a diversificação da matriz de transportes do Brasil e confirma a nossa contribuição para o país no transporte de bens de consumo e itens essenciais para a sociedade.

Melhoramos nossa eficiência, com o transit time do minério de ferro, indicador que calcula o tempo de transporte (da origem até o destino), atingindo 19,08 horas e, com isso, alcançando o melhor resultado em toda a série histórica. A evolução de 2%, na comparação com o ano anterior, foi reflexo, principalmente, dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos, em locomotivas e sistemas que tornam a operação mais produtiva e mais segura.

Reforçando a importância de um bom desempenho nos indicadores de segurança, a meta de acidentes firmada com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi cumprida com êxito: o indicador (acidentes/milhão.trem.km) contratualmente previsto ficou 5,48%, abaixo do que havia sido definido para 2019. Mantemos um programa bem estruturado de gestão de segurança, tanto a segurança operacional quanto a segurança no trabalho. Com apoio da Academia MRS, nossos colaboradores, especialmente das áreas de operação e manutenção ferroviária, passam por processos de certificação que englobam aulas e provas de conhecimento, tornando-os aptos para exercer a função.

Em 2019, nosso Sistema de Gestão Ambiental nos apoiou e nos conduziu a importantes conquistas. Entre elas: (I) reduzimos aproximadamente 21% as emissões atmosféricas de CO2, frente a 2018; (II) 70% da energia que consumimos foi adquirida de fontes renováveis, oriundas de PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas), energia solar, eólica e biomassa; e (III) plantamos 12,5 mil mudas nativas do bioma da Mata Atlântica, em Juiz de Fora (MG), em uma área equivalente a 7 campos oficiais de futebol. Em 2019, lançamos também para o mercado a nossa Calculadora de CO2: uma ferramenta que auxilia nossos clientes na busca por uma logística mais sustentável com a utilização da ferrovia.

O ano de 2020 começou se mostrando desafiador, especialmente diante da pandemia gerada pelo coronavírus (COVID-19). Nossa operação é reconhecidamente essencial, tendo em vista o abastecimento da indústria nacional, a balança comercial e o transporte de bens essenciais para toda a população brasileira. Continuamos atuando, com muito cuidado com cada um dos nossos colaboradores, concedendo o trabalho remoto para as áreas administrativas e reforçando as medidas de profilaxia para os profissionais da linha de frente. Solicitamos o apoio de todos os nossos fornecedores para a garantia da continuidade do transporte ferroviário. Com a esperança de que a situação vai melhorar, agradeço imensamente a todos o time da MRS, aos fornecedores e seus familiares. Vamos levar adiante nossa visão corporativa, buscando sempre uma “operação segura, clientes satisfeitos e colaboradores comprometidos e responsáveis”.

Guilherme Mello
Diretor-Presidente